domingo, 2 de outubro de 2011

Entrevista com a banda Ladrão






Por que Ladrão? E de onde vem cada integrante?

Ladrão vem de um apelido que eu (Daniel Vitarelli) tinha por roubar isqueiros antigamente quando ainda fumava... Totalmente curado, resolvi incorporar o apelido ao novo projeto que estava terminando. Em 2005, descobri novas tecnologias, comecei a “samplear” e usar todos o softwares possíveis sem pagar nada por isso (um programa de gravação custava na época 300 dólares completamente fora da realidade aqui do Brasil) através de cracks, keygens, tutorias, ebooks e etc...
Nascia ali a idéia do “Roubando Melodias Batidas e Grooves”, pular fora das grandes gravadoras e da “Propriedade Intelectual”, ou seja, liberdade de informação pra todas as classes, numa plataforma ainda sem legislação praticamente “limpa” a internet.
Eu sou mineiro, nascido em Belo Horizonte, mas passei muitos anos em Juiz de Fora. O Guiga Hansen é fluminense, especificamente, de Resende( RJ), e também morou anos em JF e o Formiga é o carioca mais mineiro da face da terra!

Existe uma definição para o som da banda já que é o fruto de uma diversidade de sons?

Não. São musicas em que cada integrante coloca sua personalidade, suas diversas influencias. Dai cada um tira sua conclusão. As letras são compostas por várias mensagens positivas.



Qual é a proposta da banda diante disso?

Nós acreditamos que pensando que vai melhorar já é difícil, imagina pensando negativo? Pensamos que as letras mostram as coisas como realmente são e tentam encontrar uma solução...  Nós achamos que a música tem que dizer alguma coisa! A idéia principal é fazer as pessoas e nós mesmos refletirmos sobre alguns assuntos. Política (nem sempre partidária) que é o tipo de relação entre pessoas e achamos isso muito importante.

O Formigão já esteve na cidade há 15 anos com o Planet Hemp tocando com uma super estrutura e agora vem com o Ladrão em um esquema underground. Gostaríamos de saber o que ele e a banda espera deste show?

Esperamos sempre o melhor, pois nem sempre aqueles shows com a maior estrutura são os melhores… O que importa é a energia do ao vivo que é um momento único!



Quais os projetos e expectativas para o futuro da banda já que a indústria da musica vem passando por transformações. Caminhando cantando e seguindo a canção ou caminhando cantando e carregando caixa?

Carregando caixa sempre... Bem que poderia ser “o caixa”... Underground e muita grana são palavras que não combinam muito... Mas para se ter uma cena underground forte precisa de investimento…
A internet está deixando de ser o que era (liberdade de informação), a partir do momento no qual começou a gerar muito lucro e realmente transmitir informações. Governos começam a cair em movimentos iniciados em redes sociais e se você reparar, hoje em dia a maioria dos programas de TV passa coisas que “bombam na net”... E aí amigo, alguém que sempre ganhou dinheiro com a ignorância seja religiosa ou política da população diz: “essa merda está incomodando demais temos que controlar”....ou seja, criar leis para impedir esse grande volume de compartilhamento de informações.... Os próximos passos da banda serão mais combativos assim eu diria, videoclipe e um single produzido por algum grande produtor.

Qual a visão do grupo em relação as novas ferramentas da musica? Ex. TNB (Toque No Brasil) e Fora do Eixo?

Achamos realmente que ainda falta muito pra virar uma realidade em termos financeiros... Mas são iniciativas muito importantes para a divulgação das bandas sem depender do mainstream…

Nenhum comentário: